RSS

A esses Zumbis! *-*







vomitado por Christian Palmer








Tem um tempo que estou viciado em um desses seriados americanos: The Walking Dead. Como quase todo seriado/filme sobre zumbis, num dia tudo tava muito bom, tudo muito bem e n'outro: BOOM - zumbis sedentos começam a aparecer por todos os lados, atacando a tudo e a todos. Então, um grupo de pessoas se unem e tentam sobreviver a esse apocalipse zumbi. Tudo muito clichê, mas quem disse que clichês não são legais? No decorrer da trama, os personagens se deparam com vários dilemas, os quais de fácil resolução caso a situação fosse "normal" (no mundo sem zumbis). Contudo, o fato dos zumbis estarem por todos os lados, faz com que as pessoas vejam as coisas de outra forma, pois agora "um passo em falso" pode custar a sua vida, a vida de pessoas que estão confiando em você. É correto afirmar que, o conceito de moral que tinha-se antes do apocalipse zumbi não mais condiz com a realidade(não que a nossa moral reflita a realidade), isto é, não é mais aceitável. Supondo isso, temos então, o dilema central, a meu ver, das tramas desse gênero: continuamos a agir segundo a moral que tínhamos antes do apocalipse, ou "idealizamos" outra? Em The Walking Dead, temos dois personagens que defendem cada um desses lados: Dale, que  defende que o grupo deva seguir a moralidade que tinha-se antes do apocalipse; e o Shane que acredita que só uma moral pós-apocalipse poderá mantê-los vivos. Como eu sou parcial no meu blog, admito concordar com o Shane. Acredito que o zumbis seriam aquilo que o Nietzsche previu ser o super-homem, aquele que levará os homens a um conceito de moral que condiz com a realidade vivida.

Então, esse seriado me fez pensar no que os zumbis representam. Qual o real sentido dos zumbis em nossa sociedade? Bem, após algumas conversas e depois de pensar um pouco, cheguei a algumas conclusões. Poderíamos dizer que os zumbis representam a decadência do nosso mundo; ou que os zumbis representam a nosso instinto assassino. Afinal, nós poderíamos matá-los com a desculpa de que eles são perigosos; outros podem dizer que os zumbis representam o nosso egoísmo, alguém me falou citando, como exemplo, o caso, em The Walking dead, que um personagem atira na perna do outro para deixá-lo como isca, e poder fugir enquanto os zumbis se distraem com o cara no chão, uma atitude bem egoísta, fato. Contudo, não gosto de ver assim, por exemplo, se fossem leões famintos ao invés de zumbis eu não acharia menos certo (ou errada) à atitude do cara que fez isso, ou seja, não foram os zumbis que o fizeram agir egoistamente nessa ocasião, talvez tenha sido o seu instinto de sobrevivência, ou algo do tipo.

Existem muitas e muitas outras coisas que podem representar os zumbis, o fim do mundo, por exemplo. Particularmente, gosto de pensar que os zumbis representam o retrocesso do homem sapiens, ou talvez, a evolução.  Seria o fim do racional. Sim, estaríamos nos libertando do nosso lado racional. Isso faria com que a gente se focasse no que realmente nos importa, no que realmente nós queremos, e o que nos importa? E o que nós queremos? Well, nós queremos comer uns aos outros, simples assim, bem Freud! Ai alguém pode indagar: “Mas e a reprodução? Ela também é bem importante para gente, talvez até mais que ‘comer’ alguém”. Reza a lenda que, quando um zumbi come alguém esse alguém (o comido) torna-se um zumbi. Isso me parece reprodução, não!?

Enfim, no meu entender, os zumbis representam liberdade. Quando eles estão comendo estão na verdade nos fazendo o favor de nos “curar da cegueira” que é ser controlado pelo nosso lado racional. Pensem só como o mundo seria legal, não se fôssemos zumbis literalmente, mas se deixássemos de ser materialistas e assumíssemos nossos instintos: “perpetuação genética e auto-preservação”!?. Poderíamos até descartar o lado que empodrece a nossa sociedade: “política e religião”!? Mas isso acabaria com o que nos diferencia dos animais, deixaríamos, talvez, de ser civilizados, e isso é bom? Se bom ou não, não sei. Mas ser civilizado não nos fez tão bem assim, a não ser que vocês pensem que a bomba atômica, as guerras, o aquecimento global, o buraco na camada de ozônio e etc são coisas boas. Talvez, se não fôssemos civilizados, fôssemos zumbis ou, sei lá, índios essas ameaças provavelmente não existiriam.  Então, é isso! 


PS: Vocês podem está pensando: “nunca vi um filme/seriado em que um zumbi se relaciona amorosamente com uma humana”, segundo meu professor, Vancarder Britto, tem sim um filme em que isso acontece, “Sangue Quente”. Confesso que não o assisti ainda e ele me confessou que não lembra o que acontece ao final do filme.

PS 2: Tenho uma amiga, ela é necrófila, inclusive já escrevi sobre ela no blog, que com certeza iria gostar de se relacionar com um zumbi, provavelmente ela vai amar esse filme!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

9 comentários:

Jéssica Golzio disse...

Primeiro: Necrófila é o #$%¨&%$#!

Segundo: "alguém me falou citando, como exemplo, o caso, em The Walking dead, que um personagem atira na perna do outro para deixá-lo como isca e poder fugir enquanto os zumbis se distraem com o cara no chão, uma atitude bem egoísta, fato." Eu sou muito famosa nesse blog.

Terceiro: Eu amo zumbis, porque eu adoraria atirar em "humanos" sem ser presa, porque não sentiria culpa por nenhum tiro que eu desse em alguns ditos "não-zumbis", mas não me apaixonaria pelo meu alvo de tiros!

Quarto: Instinto de sobrevivência é o que há! como disse Darwin, só os adaptados vencem, quer viver no mundo de apocalipse Zumbi? seja esperto e ative seu niilismo!

Seu Chris disse...

Eu já venho treinando meu niilismo há tempos, já posso me dizer pronto para um apocalipse zumbi. Já até comprei minha camisa "I S2 zumbi!"
=D

Jéssica Golzio disse...

então você se apaixonaria por um, viraria um e eu atiraria em você!

Anônimo disse...

Matar sem culpa com odio ou nao coisa boa ou ruin tanto faz...mais si a humanidade acabar assim boa sorte pra todo mundo k21 gostei do post chris =O

Seu Chris disse...

Obrigado e volte sempre, senhor Anonimo!

Anônimo disse...

Li o livro sangue quente. E posso dizer com toda certeza que o Zumbi voltou a vida.Isto mesmo, devido ao amor que começou a senti pela humana. Trocando em miúdos no meio daquele apocalipse zumbi, foi o sentimento do amor que fez com que o zumbi percebesse que queria viver novamente. Enfim, o AMOR sempre nos salvando de tudo.

Mayara disse...

Quero muito ler esse livro agora... zumbis não os conheço bem, no caso de um apocalipse desse tipo aí eu com certeza não sairia gritando, ou os combatia ou me uniria a eles ;)

Edson Júnior disse...

Bom post, Chris!

Seu Chris disse...

amor nos salvando sempre, será?....valeu a contribuição Anônimo!

Pessoa mais combativa és Mayara!


Volte sempre, senhor Edson Júnior!

Postar um comentário